Varredura Ambiental: como se proteger da espionagem corporativa
Assine nossa newsletter

Fique por dentro das melhores notícias, eventos e lançamentos do mercado

Varredura Ambiental: como se proteger da espionagem corporativa

Publicado em: 13/09/2023

por Paulo Murata*

Com o mercado cada vez mais acessível para compra de equipamentos de espionagem, dispositivos ou pequenos hardwares podem ser adquiridos e facilmente instalados nos ambientes, permanecendo imperceptíveis enquanto coletam informações sensíveis de empresas. Em grande parte dos casos, os dispositivos são colocados em locais de difícil acesso e essa instalação física não costuma levantar suspeitas no ambiente. Assim acontecem os principais vazamentos de informações. Nesses casos, a varredura ambiental é principal aliada para proteção de informações sensíveis.

Para que você saia deste artigo informado, vamos falar sobre:

  • O que é a varredura ambiental
  • Como a varredura ambiental impede a espionagem corporativa e industrial
  • Escutas e câmeras ocultas: quais são os equipamentos da espionagem corporativa e industrial
  • Como é feita a varredura ambiental
  • Benefícios da varredura ambiental para empresas de médio e grande porte
  • Normativas e boas práticas da varredura ambiental: O que fazer para se proteger
  • Onde encontrar varredura ambiental para empresas

 

O que é a varredura ambiental?

A varredura ambiental é um conjunto de técnicas e procedimentos que profissionais de contraespionagem utilizam para encontrar dispositivos que interceptam e gravam conversas (em imagens ou áudio) de um local onde circulam informações sensíveis. Hoje em dia, para detectar estes dispositivos ocultos são utilizados equipamentos especializados que auxiliam no escaneamento do ambiente.

O emprego destas técnicas e ferramentas visa garantir que o ambiente esteja limpo e sem qualquer equipamento que possa estar vazando as informações que são discutidas, seja na alta administração, sala de reuniões dos executivos ou em locais que impactem os negócios.

Utilizando a metodologia conhecida pelo termo em inglês TSCM (technical surveillance countermeasures), o ambiente definido é avaliado por especialistas capacitados e treinados para localizar e impedir escutas ambientais, “grampos” telefônicos, câmeras escondidas, entre outros dispositivos e práticas de espionagem corporativa e industrial.

Esse tipo de varredura é necessário pois, segundo dados do relatório IBM Cost of a Data Breach Report 2023, o Brasil está na 16ª posição com custo médio de uma violação de dados, em torno de $1.22 milhões de dólares no 1º trimestre de 2023. O mesmo relatório apontou que o tempo médio para identificar e conter um vazamento de dados é de 277 dias ou aproximadamente 9 meses, aumentando os prejuízos financeiros e reputacionais para retomar o controle antes do incidente da empresa.

Por isso, é fundamental que todas as medidas de controles sejam incrementadas no fortalecimento das camadas de segurança corporativa, sendo tratado de forma preventiva, ao invés da reativa.

 

Como a varredura ambiental impede a espionagem corporativa?

De forma geral, a varredura ambiental impede a espionagem corporativa por meio de equipamentos especializados de empresas reconhecidas internacionalmente que se empenham em criar e atualizar esses hardwares e softwares, para combater e detectar as ameaças de dispositivos clandestinos.

Como principal instrumento e aliado dos responsáveis por zelar pelas informações sensíveis e intelectuais da empresa, a varredura ambiental desempenha forte papel como ferramenta, através de metodologia e equipamentos preparados para identificar e buscar dispositivos que estejam “vazando” informações relevantes e com alto impacto para empresa e mercado, seja pela exposição de seus produtos que possam estar ainda em desenvolvimento ou aqueles que são guardados em mais alto sigilo.

 

Escutas e câmeras ocultas: quais são os equipamentos da espionagem corporativa e industrial?

Existem vários tipos de escutas para interceptar conversas discutidas nos ambientes, sendo algumas delas:

  • Intercepção da linha de telefone: Nestes casos, gravadores são conectados na infraestrutura ou no próprio aparelho telefônico, possibilitando que pessoas mal-intencionadas possam ouvir conversas mesmo estando fora do ambiente.
  • Gravadores escondidos: É uma prática que envolve a colocação de um destes equipamentos no ambiente, para ouvir conversas de um ambiente ou alvo específico. Na maioria dos casos, equipamentos como estes são instalados de forma dissimulada no ambiente, tornando quase imperceptível a sua presença, podendo transmitir a conversa em tempo real para outro equipamento ou manter a gravação no próprio local. Há ocasiões em que gravadores possam estar camuflados junto com os objetos e pertences de uma determinada pessoa.
  • Escuta laser: Considerada como uma tecnologia mais sofisticada para capturar conversas. Envolve técnicas e conhecimentos abrangentes, pois essa técnica de captura à distância permite coletar vibrações sonoras em objetos, como janela, copos e outras superfícies. Quando ocorre a chamada reflexão do laser até à escuta, é possível uma tradução em som audível.
  • Câmeras ocultas e camufladas: Conhecidas como pinhole ou mini-câmeras, elas são instaladas em locais estratégicos de um ambiente. Na maioria dos casos, estas tecnologias são muito utilizadas para visualizar a presença de pessoas importantes e conteúdos que foram apresentados durante uma reunião de membros da alta administração.

 

Como é feita a varredura ambiental?

A varredura ambiental é composta por três pilares, sendo varredura de espectro de frequência, comunicação de voz e varredura física, que se convergem no objetivo de identificar dispositivos ocultos que estejam monitorando o ambiente:

  • Varredura de espectro de frequência é realizada por um analisador de frequência que identifica dispositivos que estejam transmitindo frequências com informações para pessoas em locais próximos ou até mesmo de outra parte do mundo.
  • Comunicação de voz é uma contramedida feita com um equipamento chamado TALAN (Telephone And Line Analyzer) que tem capacidade avançada para detectar e localizar adulterações ilícitas e vulnerabilidades de segurança em sistemas telefônicos digitais, analógicos e VoIP.
  • Varredura Física é realizada por equipamentos capazes de detectar dispositivos ocultos em locais de difícil acesso, na procura de artefatos que possam estar desligados e sem emissão de sinais de rádio.

 

 

Benefícios da varredura ambiental para empresas de médio e grande porte

Tendo o propósito de garantir um ambiente confortável para tratar de assuntos extremamente confidenciais, a varredura ambiental vem como complemento de uma série de serviços e mecanismos que elevam o nível de segurança física e digital dos dados e informações, visando que todos os elementos de proteção sejam robustos ao ponto de impedir ações internas e externas. Assim, é possível reduzir qualquer possibilidade de êxito de um invasor, contribuindo para que os negócios possam ser concretizados no maior grau de sigilo e confidencialidade.

Abaixo alguns benefícios que podemos encontrar em empresas que implementam a varredura ambiental, como uma das ferramentas de segurança das informações:

  • Tranquilidade para comunicar sobre assuntos confidenciais do seu negócio e atuar a privacidade;
  • Identificação de vulnerabilidades e orientação sobre ações para proteção;
  • Redução do risco de vazamento de informações e consequentes impactos operacionais, concorrenciais, financeiros e reputacionais.

 

Normativas e boas práticas da varredura ambiental: O que fazer para se proteger?

Algumas normativas podem ser utilizadas como base ao planejar programas, projetos e ações direcionadas a prevenção do vazamento de informações de voz e documentos. Podemos citar a ISO 31000 e a ISO 27002, que trazem diretrizes e podem ser tomadas como referência no tema.

A ICTS Security, com base em sua experiência e metodologia israelense aplicada no Brasil, traz algumas boas práticas e orientações para servir de referência aos profissionais que atuam na varredura ambiental e também empresas que estejam buscando este tipo de trabalho:

  • Frequência: realize o serviço de varredura nos ambientes sensíveis da empresa 1 vez por ano;
  • Reunião de Conselho: antes de reuniões com alto grau de confidencialidade, execute o trabalho de varredura;
  • Veículos dos executivos da empresa: recomendamos que todos os veículos fornecidos pela empresa para os executivos sejam verificados anualmente;
  • Home Office: nos casos em que o executivo trabalhe com frequência de sua residência, recomendamos que seja executada uma varredura nos principais ambientes e na comunicação, tanto em voz como em dados, todo ano;
  • Treinamento e conscientização: recomendamos que a cada semestre sejam criadas agendas para conscientização de vazamento de informações sensíveis com os executivos;
  • Política de Segurança: desenvolva e implemente políticas claras e formais sobre prevenção e detecção de dispositivos maliciosos e responsabilidades das informações confidenciais da empresa.

 

Onde encontrar varredura ambiental para empresas?

A ICTS Security utiliza metodologia comprovadamente eficiente, com emprego de tecnologias de ponta para prevenir e combater a espionagem empresarial, residencial ou até em veículos, preservando seu ativo mais valioso: o seu conhecimento.

Entre em contato com um de nossos especialistas e solicite uma proposta!

Publicações

Relacionadas

Única consultoria Pró-Ética por 6 vezes consecutivas.

Visite o site da CGU - Controladoria Geral da União.