Os crescentes índices criminais e desafios na segurança condominial
Assine nossa newsletter

Fique por dentro das melhores notícias, eventos e lançamentos do mercado

Os crescentes índices criminais e desafios na segurança condominial

Publicado em: 01/11/2023

Está evidente o crescente número de ocorrências como furtos e roubos envolvendo condomínios em todo país. Uma breve pesquisa nos portais de notícias demonstra isso. E são muitos os desafios na segurança condominial.

Com o auxílio e análise do Hub de Inteligência ICTS Security, verificamos que no período de janeiro a julho de 2023, somente na capital paulista por exemplo, 80% das ocorrências de furtos e roubos são em condominios residenciais. Estamos falando de empreendimentos que possuem estrutura, investimento e características de circulação diferentes dos condomínios corporativos, empresariais ou logísticos.

Essas questões afetam não apenas a sensação de proteção de moradores e funcionários, mas também levantam questões sobre a eficácia das medidas de segurança física e eletrônica nestes locais, sejam eles horizontais, verticais, urbanos ou de veraneio.

A seguir, confira algumas reflexões sobre as razões por trás do aumento no índice de ocorrências e dicas que podem ser adotadas para mitigar esse problema.

Compreendendo os desafios na segurança condominial

Alguns fatores-chave que contribuíram para esse aumento incluem:

Impunidade

A sensação de impunidade é um dos principais fatores que encorajam os criminosos. Muitas vezes, os infratores não são identificados ou capturados, o que alimenta a ideia de que podem agir sem consequências graves.

Notar ainda que a criminalidade é cíclica, pois quando existem identificação, prisões e desmantelamento de grupos criminosos que praticam outros crimes como roubo de cargas, de veículos entre outros, a tendencia é retornar a estruturas vulneráveis, como é a realidade dos condomínios.

Controle de acesso falho

A falta de controle de acesso, não só os sistemas como leitores biométricos, travas e portões, mas principalmente das diretrizes, regulamentos e procedimentos eficazes para identificação, autorização e registro.

Estamos falando do acesso tanto de moradores, quanto de funcionários e prestadores de serviços fixou ou eventuais que não dificultam ou até mesmo permitem que criminosos se infiltrem nos condomínios. Isso pode acontecer através de disfarces ou na entrada não autorizada nestes acessos.

Barreiras Perimetrais pouco eficientes

A falta de delimitação nos empreendimentos que demonstram claramente falta de controle territorial que não impedem ou dificultam ações criminosas.

As informações evidenciam que que diversos empreendimentos foram invadidos por criminosos que pularam ou destruíram muros, portões e cercas, mesmo com aparatos como concertina, cerca elétrica ou câmeras.

⇾ Veja também: Riscos em condomínios: 10 dicas de segurança para prevenir novas modalidades de invasão

Segurança Eletrônica Ineficaz

Alguns condomínios não investem adequadamente em aparatos de sistemas de segurança eletrônica, como iluminação, câmeras, controle de acesso ou alarmes, minimizando as chances de detectar, retardar, dissuadir ou até mesmo impedir ações criminosas.

Chamo atenção ainda para a utilização de avançadas tecnologias de segurança, porém sem o devido planejamento, desenvolvimento de processos ou preparação das pessoas, fato que pode otimizar o caos no gerenciamento de sinais de alertas e tratativas destes sistemas, tornando-os ineficazes no final do dia.

Falta de conscientização das pessoas

Treinamentos e simulações com as equipes de vigilância e portaria, tanto físicas como remotas devem ser contínuos e customizados a realidade de cada empreendimento para evitar falhas, bem como a responsabilização sobre a segurança de todas as pessoas envolvidas no dia a dia dos empreendimentos.

Moradores, visitantes e prestadores precisam ser conscientizados para que suas ações não vulnerabilizem os condomínios e que sejam pautadas na boa convivência moral e ética a fim de evitar brigas, agressões, ou outros crimes como discriminação ou racismo.

Como começar a resolver a questão?

A segurança condominial pode e deve transformar os empreendimentos, aumentando a sensação de proteção das pessoas e valorizando o patrimônio.

Para tanto precisa conhecer e gerenciar estas ameaças, vulnerabilidades e riscos aos quais estão expostos com os seguintes passos:

Análise de Riscos

Conhecer as reais ameaças do seu empreendimento é o primeiro e mais importante passo. Através do diagnóstico de segurança independente e isento, é possível avaliar e mitigar riscos e vulnerabilidades com priorização e otimização de recursos.

Gestão de Inteligência em Segurança

Planejar estrategicamente a segurança baseada em análise e interpretação de dados e fatos internos e externos para auxiliar a tomada de decisão mais ágil e inteligente, otimização custos operacionais e investimentos.

⇾ Confira também: Gestão da Qualidade na Segurança: uma visão técnica do assunto

Projetos Integrados de Segurança

Aportar experiência e inteligência de segurança no desenvolvimento de todas as fases do projeto de segurança, como mapeamento das necessidades e a realidade do empreendimento.

Além disso, investir na definição de requisitos e especificações técnicas, seleção de fornecedores, equalização técnica de propostas de forma objetiva, gestão e acompanhamento da implantação, validações e testes de aceite de obra. É neste ponto que integramos estas tecnologias à processos e pessoas para evitarmos a otimização do caos como citei anteriormente.

Avaliação do Perfil Ético de profissionais e Diligência de Fornecedores

Analisar o grau de flexibilidade moral diante a dilemas éticos e pressões situacionais dos profissionais de segurança e avaliar previamente, os riscos específicos na contratação de empresas terceirizadas.

⇾ Leia mais sobre o tema: O seu condomínio tem uma segurança ética?

Políticas, Normas e Procedimentos de Segurança

Desenvolver as diretrizes de segurança que são essenciais para nortear as ações das equipes de segurança, além de potencializar comunicação e engajamento das pessoas elevando a cultura de segurança no empreendimento.

Treinamentos e Seminários

Elaborar e aplicar treinamentos, seminários e palestras buscando a disseminação adequada das informações potencializando a conscientização das pessoas e preparando para atuar na prevenção e eventualmente no tratamento de incidentes de segurança.

Cabe notar que este processo é fundamental para a padronização nos processos de segurança do dia a dia e contexto de cada empreendimento.

Auditoria e Gestão da segurança

Executar um plano de auditoria para os fornecedores de segurança buscando conformidade em acordos de níveis de serviços e gestão contínua da rotina operacional para cada empreendimento/ contexto.

São diversos os desafios na segurança condominial. Contudo, desenvolvendo estas ações, seguramente o nível de segurança dos empreendimentos se elevará, porém é imprescindível ressaltar que estas ações são cíclicas e precisam ter continuidade para que os empreendimentos tenham seus ambientes seguros e controlados.

por João Gabriel Barreto, Gerente de Segurança da ICTS Security

Publicações

Relacionadas

Única consultoria Pró-Ética por 6 vezes consecutivas.

Visite o site da CGU - Controladoria Geral da União.