
Cadeia Logística
O roubo e o desvio de cargas são problemas significativos no Brasil que afetam o setor de transporte e logística. Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, as regiões sudeste, sul e nordeste do país concentraram mais de 96% das ocorrências de roubos de cargas entre 2015 e 2022. Além destes desafios externos, o setor também sofre com os desafios internos, como vandalismos, desvios de cargas, incêndios e acidentes. A falta de vigilância adequada e sistemas de monitoramento ineficientes pode resultar em perdas financeiras e até em má conduta interna. Por vezes, colaboradores mal treinados e/ou desonestos são estimulados por um ambiente sem monitoramento contínuo, comprometendo a segurança do galpão.
Diante dessa realidade, a prevenção ao roubo e desvios de carga e fraudes internas são um aspecto crucial para garantir a segurança e a integridade das operações logísticas. Por isso, as empresas têm buscado medidas eficientes a fim de mitigar os riscos não controláveis, assim como os controláveis, que se definem a vulnerabilidade dos seus processos internos.
Nossa abordagem de segurança logística orientada por dados oferece aos nossos clientes decisões e estratégias baseadas em análises e insights obtidos a partir dos dados coletados das atividades e eventos relacionados à segurança logística.
Essa abordagem vai desde a análise de riscos e diagnóstico de segurança até o planejamento e implementação do plano de segurança e/ou política de gerenciamento de riscos, e utiliza técnicas de análise de dados e inteligência artificial para identificar padrões, tendências e ameaças em tempo real ou proativamente, ou seja, é uma poderosa estratégia para enfrentar os desafios de segurança em um ambiente em constante mudança.
Ao utilizar dados, análises inteligência para tomar as decisões de segurança, as organizações melhoram significativamente sua capacidade de detecção e resposta a ameaças, protegendo seus ativos e operações críticas.
Visite o site da CGU - Controladoria Geral da União.