Tão estratégica como qualquer outra atividade dentro de uma companhia, a segurança é responsável por zelar não só pelos ativos de uma empresa, mas também pelas pessoas e, consequentemente, pela própria marca. Como forma de reduzir essa insegurança empresas especializadas em segurança implementam auditorias para trazer pontos de vista externos que consigam mitigar possíveis problemas técnicos e operacionais que não são vistos no dia a dia de uma corporação, garantindo maior qualidade no atendimento e padronização na condução do trabalho a ser executado.
Entretanto, em algumas empresas ela é colocada em segundo plano, de forma que a condução dessa atividade fica a cargo de setores com pouco ou nenhum conhecimento sobre ela. A dúvida é: vale a pena correr o risco de manter a insegurança quando o assunto é segurança?
O conceito de auditoria se difundiu no Brasil com a instalação de grandes empresas e com o crescimento das companhias já existentes, principalmente para que as áreas mais executivas reestruturassem, controlassem e supervisionassem as atividades de setores específicos de uma organização.
Para garantir a isenção e autonomia necessários ao processo de auditoria, preferencialmente, deve-se optar por uma consultoria de auditoria externa de segurança que, possua aa mesma formação de aplicação em área específica, onde um profissional com olhar técnico avalia os processos relacionados à área de segurança.
Para isso, um bom auditor deve fazer jus ao significado da palavra auditoria, de origem latina auditar vem de “audire”, que significa “ouvinte”, aquele que ouve, então o auditor deve ouvir para assim compreender e dar seu ponto de vista sobre o ponto avaliado.
O que se ganha ao fazer uma auditoria?
O gestor ganha a possibilidade de ter em suas mãos, um relatório técnico que dá a visão geral de como está a sua área. Os pontos que são avaliados devem ser acordados antes da vistoria e podem verificar os mais diversos aspectos:
- Cumprimento de procedimentos;
- Postura dos agentes que estão na operação;
- Avaliação de contratos existentes;
- Verificação de equipamentos;
- Detecção de fraudes;
- Dentre outras ações que se entenda como importante para a operação de segurança.
Ela é uma ferramenta para ratificar a veracidade das informações apresentadas ou para alertar sobre pontos que não são observados por conta da correria do dia a dia da organização, além de ser fator importante para a implantação um Sistema de Gestão de Qualidade, os conhecidos SGQs, visando garantir a eficiência dos processos a serem analisados.
▶️Veja também: 5 dicas para acompanhar a evolução da Segurança Patrimonial
O gestor não seria o melhor auditor para verificar a área?
Você provavelmente já sabe que “o olho do dono é quem engorda o gado”, mas a importância de um profissional externo, imparcial, isento, capacitado e pautado pela ética para realização da auditoria traz os seguintes benefícios:
- A isenção da vistoria;
- O olhar técnico para trazer respostas;
- O comprometimento de trazer um trabalho de qualidade e confiável;
- Metodologia na hora de avaliar os resultados;
- A chancela de uma empresa consolidada por meio da ética
Além desses pontos acima citados, a visita de um auditor pode se tornar uma troca de experiências, de forma que medidas estratégicas sejam discutidas visando a melhoria nos processos e até a possibilidade na redução de custos.
A execução de uma auditoria deve ser frequente?
Sim, a auditoria deve ser executada periodicamente, pois é nela que se averigua a aplicação dos processos e assim reduz-se a possibilidade haver o não cumprimento de procedimentos. No caso da vigilância patrimonial , é sabido que muitas vezes os postos de trabalho são preenchidos por empresas terceirizadas que possuem alta rotatividade no quadro de funcionários , trazendo o risco de se perder processos com o tempo, aspectos importantes para uma operação.
Um outro ponto a ser levado em consideração para a execução frequente de auditorias de segurança são seus registros, trazendo a oportunidade de utilizar essas informações para a análise de dados e assim enxergar como estava a operação e traçar objetivos de onde se pretende chegar no futuro, traçando estratégias na busca por melhorias. É na ponta onde se percebe a oportunidade de aumentar a qualidade dos serviços prestados, questionar as atividades realizadas tanto pelos orgânicos quanto pelas empresas parceiras, sempre buscando a excelência.
A auditoria é fundamental para o controle de sua organização. Ela traz uma compreensão do que está acontecendo e o que pode ser feito. A contratação de um profissional externo e especializado vem se tornando uma prática frequente nesse ramo, uma vez que é a chance de buscar melhorias, trazer o que há de mais atual em tecnologias e escopos de trabalho, além de se ter a certificação externa de que a segurança está seguindo as boas práticas de mercado e está alinhada com o score de risco de seu segmento.