Gerenciamento de imagem e relacionamento institucional nas empresas

compartilhe

Gerenciamento de imagem e relacionamento institucional nas empresas

Quando uma empresa está instalada em um local fixo, alguns cuidados precisam ser tomados com o público que vive ao redor, assim como com o público não direto. Hoje as ações de uma empresa percorrem milhões de pessoas em pouco tempo, devido aos avanços tecnológicos e à velocidade em que a informação percorre o mundo virtual.

Boas relações e a manutenção de uma boa imagem trazem benefícios incalculáveis para as empresas.

A pergunta mais óbvia agora é: como manter esse bom relacionamento e boa imagem? Alguns pontos são muito importantes. Vamos falar um pouco sobre eles a seguir.

Impactos das empresas na comunidade

Sabemos que toda empresa gera mudanças ao seu redor, sejam elas ambientais, sociais, econômicas ou de qualquer outra natureza.

A verdade é que causam mudanças e elas devem ser entendidas antes de tomarmos quaisquer outras decisões. Essas mudanças são de diferentes naturezas, sendo elas positivas e/ou negativas.

Nos casos positivos, como, por exemplo, geração de vagas de emprego para os locais, assim como maior movimento e aquecimento do comércio, devem ser enaltecidos.

Já os pontos negativos precisam ter uma compensação, como na utilização de recursos naturais, impactos ambientais diversos. Estes são bons exemplos de como uma empresa pode afetar a comunidade ao seu redor negativamente.

As ações que podem mitigar esses impactos e afetar positivamente a relação com as pessoas ao redor da empresa passam desde o reflorestamento, empregabilidade para os locais, ações sociais, dentre outras formas.

Parceria com órgãos comunitários

Existem, dentro de comunidades e associações, órgãos responsáveis por gerar bem-estar social, assim como ações comunitárias. Estes órgãos são um foco importante para as empresas.

Muitas vezes, esses órgãos promovem eventos, apoio aos moradores em forma de doações de roupas, alimentos, cursos, dentre outros, que, com certeza, podem ter o apoio de empresas instaladas nas proximidades. É um importante movimento ter boas relações institucionais e saudáveis parcerias com esses órgãos comunitários próximos.

Um movimento que pode ser muito produtivo no estreitamento das relações com as comunidades é entender e mapear quem são as pessoas mais influentes nestes ambientes.

Importância das lideranças comunitárias e ações sociais

Essas pessoas podem ser líderes comunitários, de associações, síndicos, dentre outros.

O bom relacionamento com essas pessoas pode trazer bons frutos.

As empresas com foco social têm vantagens não tão óbvias, que vão além do bom relacionamento nas proximidades. As isenções e descontos fiscais são um bom exemplo.

Com o crescimento das redes sociais e fortalecimento da imagem (branding) perante ações como doações de sangue, roupas, alimentos, que podem ser feitas por funcionários da empresa, inclusive, podemos gerar retorno positivo para a imagem da empresa e bem-estar das comunidades ao seu redor.

A importância do gerenciamento de imagem

A administração de empresas, hoje, vai além do perímetro. Está se expandindo para fora da própria empresa. O bom relacionamento com a vizinhança, comunidades e até o cuidado com a imagem da empresa para o público em geral trazem impactos positivos ou, caso não haja uma administração nesse sentido, impactos negativos, que podem afetar diretamente a empresa ou até mesmo interromper as atividades por tempo indeterminado.

Hoje sabemos de inúmeros casos de empresas que perderam muito com marketing inadequado, repercussões negativas na imprensa e problemas com comunidades próximas por não ter o cuidado necessário com esse campo tão dinâmico.

Consultorias especializadas no assunto, ajudam na manutenção da imagem, relacionamentos, prevenindo danos reputacionais que podem ser potencializados com a velocidade e impacto em que as coisas percorrem os meios de comunicação, e hoje em dia contar com ajuda externa e especializada é decisivo para mitigar os pontos negativos e potencializar os positivos.

Não deixe de ter uma boa orientação profissional quando o assunto é sensível. Bons relacionamentos e uma boa imagem fazem toda a diferença.

Picture of João Pedro Gomes
João Pedro Gomes
Consultor Pleno na ICTS Security e lidera projetos de segurança patrimonial, realizando análises de risco e implementações. Possui experiência em consultoria desde 2009. Pela FGV, atuou em projetos públicos. Também participou no Projeto do COMPERJ na Petrobrás.

Publicações

Com enfoque preventivo e recursos de inteligência, aliamos consultoria, tecnologia e serviços especializados para desenvolver sua estrutura de segurança e potencializar seus resultados.