Situações de riscos para condomínios mais comuns

Paulo Sergio Musa - Data da publicação: 16/11/2020

Os riscos para condomínios aumentaram durante a pandemia. Criminosos usam estratégias criativas para burlar a segurança. Saiba mais.

Paulo Sergio Musa*

A pandemia nos fez entrar em um estado de isolamento social. E isto fez com que moradores de condomínios estivessem frequentemente em seus apartamentos. Desta forma os bandidos tiveram que criar, ou alterar, as modalidades de golpes praticados para invadir condomínios residenciais ou comerciais, aumentando os riscos para condomínios.

As necessidades impostas pela pandemia do COVID-19 não fizeram apenas a segurança buscar por inovações. Os adversários também se reinventaram, identificando novas formas de burlar os controles de acesso, inclusive com métodos onde o morador desatento auxilia na ação e facilita a invasão. Com isso, aumentaram os riscos para condomínios.

Um dos principais pontos de preocupação na atualidade é com o aumento número de pessoas estranhas circulando nos condomínios.
Temos os diversos entregadores de e-commerce e aplicativos de alimentação. Há também as visitas de agentes de saúde aos mais idosos, rotatividade de prestadores de serviço e atendimento técnico variado.

Esta variedade de possibilidades faz com que a administração dos condomínios trabalhe com procedimentos mais firmes de identificação e validação antes do acesso. Mas, usualmente, isso pode ser quebrado pelo comportamento do morador que não aceita seguir os protocolos ou aqueles que são enganados e acabam facilitando o acesso de marginais.

Principais situações que geram riscos para condomínios

Vamos listar algumas situações críticas que estão sendo usadas para invasão de Condomínios.

Agente de saúde para o COVID-19

Alguns golpistas estão usando roupas brancas e apetrechos médicos para simular visitas para aplicação de testes de corona vírus.

Orientação: não permitir a entrada inicialmente, uma vez que estes testes, em geral, não são feitos em domicílio. Deve-se conferir com a Vigilância Sanitária e, em caso de insistência, sem comprovação, chamar a Polícia Militar (190).

Entregador de aplicativo

entregador

Houve um aumento dos serviços de entregas em domicílio (comida, lavanderia, compras de supermercado etc.) e é importante que o prédio tenha como receber essa demanda de forma segura.

O ideal é que na portaria tenha um passa volumes e que o morador ou responsável da unidade venha retirar suas encomendas não tendo contato direto com o entregador. Assim, o portão deve permanecer o tempo todo fechado.

Em caso de idosos e pessoas enfermas, é preciso informar a administração do condomínio para que sejam tomadas as providências necessárias à entrega.

Carro no portão da garagem

Tenha cuidado, o morador pode esquecer o controle ou ele não funcionar. No entanto, é preciso que a identificação do morador seja feita antes da liberação do acesso.

Não se deve identificar o veículo, pois ele pode estar com placas clonadas. As viaturas da polícia também devem ser atendidas na parte externa. Quando o morador estiver com problemas na abertura do portão o ideal é que ele pare seu veículo ao lado de fora do prédio e vá até à portaria fazer sua identificação. Desta forma a liberação do acesso será feita com segurança.

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Carona no acesso de morador

O bandido oportunista se aproxima de um morador e acessa o prédio como um pretenso morador ou visitante liberado. O agente, ao acreditar que as pessoas se conhecem, não barra a entrada do bandido.

É importante ter procedimentos de identificação para todas as pessoas, e moradores precisam se identificar sempre que adentrar ao condomínio.

Ligação falsa autorizando entrada

Outro golpe comum é uma ligação, feita para a portaria em nome de um morador liberando a entrada de uma pessoa que vai chegar e já está com a chave da unidade. O ladrão então se apresenta algum tempo depois, entra e realiza o roubo.

Nesses casos é preciso que a portaria contate o morador pelo interfone ou telefone pessoal, faça a identificação do visitante e só libere a entrada de pessoas em uma unidade vazia quando previamente cadastradas no sistema.

Prestador de serviço concessionária (Vivo, Net, Enel, etc.)

A pessoa chega na portaria e alega vir fazer reparos na rede de internet, entregar encomenda ou ainda uma intimação de justiça que precisa ser assinada e deixada em mãos. O funcionário libera a entrada e o ladrão então se dirige a alguma unidade de morador ausente para realizar o roubo.

Para se proteger da situação a portaria não deve se desviar do procedimento de rotina para deixar entrar quem quer que seja. Não importa se a pessoa está vestida como funcionário de empresas de telefonia conhecidas, diz ser oficial de justiça ou entregador.

Corretor de imóveis

Existe um grupo de pessoas que fingem ter conhecimento de um imóvel que está para ser negociado e solicitam a entrada para poder verificar o apartamento. Usam como incentivo oferecer uma comissão ao porteiro ou segurança.

Nossa recomendação é que o acesso de corretores seja mediante autorização prévia por escrito do proprietário, identificando o nome completo e RG dos corretores os dados da imobiliária contratada.

Entrada de visitantes

O agente não identifica corretamente o visitante, ou libera a entrada de visitante sem solicitar autorização do morador.

O porteiro deve pedir o RG do visitante, registrar o apartamento que está indo avisar o morador e somente depois da autorização liberar a entrada.

Serviços de Mudanças

Permitir mudanças que não foram previamente avisadas e manter o portão aberto durante o processo. As mudanças devem ser previamente agendadas com a administração para que esta comunique a equipe da portaria e/ou segurança.

Durante a mudança os portões devem ficar fechados, abrindo somente o tempo necessário para carga e descarga.

Seria ideal se o condomínio providenciasse um agente de segurança para monitorar o processo e não permitir que outras pessoas se aproveitem da situação para entrar no condomínio. O certo é que se agende apenas uma mudança por dia.

Liberação de funcionários e prestadores de serviço particulares (ex.: empregadas domésticas) fora do horário de trabalho

O agente, por conhecer a pessoa, libera a entrada de funcionários e colaboradores mesmo fora do seu horário habitual de trabalho. Em muitos casos o morador não é consultado, pois deixa claro para o agente que seus funcionários fazem parte da residência e tem acesso livre. Este é um precedente perigoso e que é usado por bandidos.

O agente deve sempre pedir autorização aos responsáveis antes de liberar a entrada de colaboradores e empregados domésticos. Os moradores devem informar os horários e dias de trabalho que estes colaboradores poderão ter acesso liberado.

Liberação de funcionários e prestadores de serviço acompanhados por estranhos (empregada doméstica e sobrinha, por exemplo)

O agente, por conhecer a pessoa, libera a entrada de funcionários e colaboradores, mesmo que acompanhados de terceiros. Estes casos são comuns em colaboradores ou prestadores que recebem do morador uma espécie de “salvo conduto”, isto faz com que o agente fique inibido de questionar.

Funcionários do condomínio, devem ter autorização do síndico, administração ou zelador para essa outra pessoa entrar. Os empregados domésticos, devem pedir autorização ao morador e este informar por escrito a permissão da entrada.

Horários de limpeza e retirada de lixo

coleta

O agente permite que o portão fique aberto para facilitar o trabalho da equipe de limpeza.

Orientação: o portão deve permanecer fechado e só ser aberto quando o funcionário da limpeza passar. Deve haver sempre outro funcionário vigiando a operação do lado de dentro.

Festas e eventos

O agente libera a entrada de convidados sem anunciar ou consultar a lista de convidados. Em alguns casos, vemos moradores orientarem que está realizando uma festa e que todos os seus amigos podem entrar, logo quem chega e diz que vai para a festa terá acesso.

Festas e eventos são agendados e é responsabilidade do morador providenciar uma lista com os nomes dos convidados e deixar com a administração para que seja repassada ao agente que fará o controle.
Todos os dias muitos outros golpes e disfarces estão sendo criados, ou ganham novas formas de uso. Isso mostra a importância de procedimentos definidos e do treinamento da equipe se mantendo atualizada sobre os métodos utilizados.

Este conteúdo o ajudou a ter mais segurança e a reduzir os riscos para condomínios? Então compartilhe nas redes sociais. Quanto mais pessoas tomarem providências adequadas, mais seguro será o condomínio.

* Paulo Sergio Musa é especialista em Segurança na ICTS Security

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