Segurança em Hospitais: prevenções que devem ser tomadas diariamente

ICTS - Data da publicação: 10/03/2020

Estratégias e planos de segurança podem evitar problemas com criminosos no ambiente hospitalar.

Atualmente, assaltos e roubos são recorrentes em lugares menos esperados pelo público. A escassez em monitoramento, a falta de treinamento e a imprevisibilidade são causas comuns de problemas com a segurança. Com isso, hospitais são locais que despertam o interesse de criminosos no cotidiano.

Isso é explicado pela concentração de remédios de alto valor, objetos pessoais de pacientes e equipamentos médicos que são, na maioria, muito valiosos. Um outro lado aborda a fragilidade emocional de pacientes e familiares, o que pode facilitar um furto e, inclusive, o acesso sem fiscalização às dependências – fato que pode ajudar na fuga do suspeito. Nas entradas de um hospital, na maioria dos casos, não há profissionais de segurança qualificados e atentos ao perigo.

No final do ano passado, segundo a Folha de S. Paulo, um grupo de ladrões roubou medicamentos de um hospital de luxo da Zona Norte de São Paulo. Os homens renderam os funcionários da portaria e invadiram o centro de monitoramento do hospital.

Um outro caso aborda, segundo o veículo Notícias do Dia, funcionários que furtam medicamentos na área de trabalho. O veículo conta que, no final do ano passado, a Polícia Militar encontrou frascos de remédios na casa de um funcionário em um hospital em Balneário Camboriú.

Com os casos apresentados, fica clara a importância de cuidar da segurança de um hospital. Entretanto, isso traz uma série de cuidados e especificações pois, além da preocupação com a segurança do patrimônio humano e material, há uma necessidade de propiciar um ambiente acolhedor.

Prevenções e medidas para melhorar a segurança hospitalar

Além de salas para pacientes, uma estrutura hospitalar envolve lavanderia, refeitório e áreas de descanso. Essa complexidade pode ser uma atração para criminosos e atrair crimes como roubos de medicamentos, de equipamentos, furto de pacientes e, até mesmo, assassinatos – como nos casos em que os criminosos entram em hospitais para terminar de matar seus inimigos.

Portanto, a segurança para hospitais deve contar com uma série de funções para evitar situações criminosas por meio de ações específicas.

Veja algumas das responsabilidades de uma segurança hospitalar:

• é necessário verificar pontos físicos nas instalações e cuidar da análise de perfil ético dos colaboradores, evitando fraudes e conluios;
• planejar a segurança, identificar as vulnerabilidades e necessidades são pontos cruciais para evitar problemas com suspeitos;
• treinar seguranças e funcionários contribuirá para uma maior efetividade em problemas posteriores;

• as entradas do hospital devem ter um controle de acesso de pessoas e fornecedores;
• ambientes sensíveis devem receber tratamento especial e reforço da segurança, é necessário entender os riscos de cada área do hospital.

Sabendo das responsabilidades, uma consultoria em segurança é importante e eficaz para fazer a diferença no ambiente hospitalar. É necessário monitoramento do hospital, estudar os pontos estratégicos de entrada e saída, estudar os índices de assaltos na localização do hospital, presença de suspeitos e promover a conscientização dos funcionários.

Você sabia que a ICTS Security pode aprimorar o sistema de segurança da sua empresa? Podemos promover conscientização a todas as esferas da sua organização. Temos produtos que podem prevenir assaltos e ajudar na fiscalização de roubos. Nossa consultoria corporativa e residencial é um deles, onde realizamos uma análise abrangente de riscos atuais, recomendações para procedimentos e recursos tecnológicos, visando a eliminação de vulnerabilidades. Entre em contato conosco.

Paulo Murata
Possui mais de 18 anos de atuação na área tecnológica e eletrônica. Na ICTS, é especialista na prática de Varredura de Ambientes e Contra Inteligência, Análise de Risco em Ambientes Corporativos e Residenciais, Gestão na Implantação de Projetos de Segurança, com expertise em Segurança de Informação e Contramedidas, Gestão de Projetos e Segurança Patrimonial.

Publicações

Relacionadas

Deseja ficar por dentro de nossos conteúdos?

Cadastrar

Única consultoria Pró-Ética por 4 vezes consecutivas.

Visite o site da CGU - Controladoria Geral da União.