O novo profissional de segurança em um modelo de crescimento exponencial

*Paulo Musa - Data da publicação: 17/11/2020

O profissional de segurança precisa estar atento às mudanças que nosso mundo cada vez mais digital. Leia e entenda mais sobre o assunto.

As empresas exponenciais são aquelas que alcançaram um rápido crescimento em um curto período comparando com concorrentes do mesmo ramo econômico. Para conquistarem esse feito, adotaram uma forma diferente de fazer negócios inovando seus conceitos e processos. A base desse crescimento é a existência de objetivos, planejamento, divisão do trabalho e estrutura organizada. E nesse cenário podemos, também, incluir o profissional de segurança.

As frequentes transformações, no cenário profissional e educacional, trazem algumas perguntas:

  • “Quais são as habilidades humanas necessárias no século XXI?”
  • “O que precisamos saber e fazer hoje para termos sucesso amanhã?”
  • “Seremos substituídos por robôs e inteligência artificial?”
  • “Qual o papel dos humanos no futuro do trabalho?

Essas perguntas revelam medos, mas também os desafios da era digital para todo profissional. Na área da segurança não é diferente. O profissional da segurança precisa acompanhar essa mudança e desenvolver uma capacidade de multiplicar seu desempenho e conhecimento de gestão. E isso visa atender todas as novas demandas da área, tornando-se mais eficiente.

O profissional de segurança também precisa desenvolver um crescimento exponencial na sua capacitação e atuação. Sendo assim, para nos tornarmos capacitados para atuar em todas as frentes necessárias, precisamos nos adaptar e promover a solução dos problemas de forma rápida e eficiente.

Use a tecnologia a favor do profissional de segurança

Existem diversas tecnologias capazes de subsidiar o crescimento de um profissional de segurança. Elas tornam as tarefas diárias muito mais fluidas e eficazes. Com a tecnologia correta, é possível tomar decisões eficazes e tornar as suas ações mais produtivas.

O gestor conectado utiliza a tecnologia para atuar de forma pontual. Isso porque, em nosso cotidiano, várias situações requerem nossa atenção. Portanto, priorizar é importante para que possamos resolver cada uma delas com maior eficácia.

Podemos utilizar a tecnologia para realizar tarefas repetitivas e que consomem um tempo e atenção valiosos para analisar uma ocorrência real. Temos hoje sistemas inteligentes que podem analisar determinadas situações através de parâmetros pré-estabelecidos. E, com isso, caso seja uma real emergência, o responsável pela segurança poderá demandar toda atenção necessária para sua solução.
Otimizar seu tempo com foco na prevenção real de sinistros demonstra o quanto a sua atuação é assertiva.

gestão otimizada

Gestão otimizada

O profissional de segurança na era exponencial precisa entender que a multifuncionalidade é um diferencial, pois a segurança 4.0 não é estática. Ela segue o curso da evolução e cobra do profissional uma capacidade de adaptação para gerar respostas eficazes. Estar preparado para interpretar corretamente as análises fornecidas pelos recursos disponíveis faz toda diferença nos resultados do nosso trabalho.

A gestão exponencial também influencia na gestão da equipe. Isso, pois, o responsável pela segurança tem a possibilidade de receber as análises de falhas nos processos de forma real time. Sendo assim a resposta a estas falhas e possíveis fraudes sejam tratadas com maior velocidade.

Podemos direcionar o trabalho da equipe com maior objetividade, designando um colaborador específico e preparado para solucionar o sinistro. O uso de sistemas de gestão nos proporciona uma avaliação online da atuação e do conhecimento operacional de cada colaborador, permitindo ao gestor uma melhor tomada de decisões.

A ICTS Security esta inovando a forma de administrar e analisar as ocorrências e as avaliações dos processos prevenindo fraudes e propiciando uma resposta mais ágil para as situações de emergência. Estamos avançando para um futuro irrevogável e podemos te ajudar em sua caminhada.

Este artigo foi útil? Então pode se interessar por esse: Riscos em segurança: o que é ou não efetivo?

*Paulo Musa é especialista em Segurança da ICTS Security.

Publicações

Relacionadas

Deseja ficar por dentro de nossos conteúdos?

Cadastrar

Única consultoria Pró-Ética por 4 vezes consecutivas.

Visite o site da CGU - Controladoria Geral da União.