ICTS

  • Home
  • Sobre
  • Serviços
    • Projetos para Segurança Empresarial
    • Gestão de Segurança Pessoal
    • Soluções para Segurança de Condomínios
  • Conteúdo
  • Trabalhe Conosco
  • Contato
+55 11 3809-2681
[email protected]
Facebook Twitter Linkedin
+55 11 3809-2681
[email protected]
< Voltar

E-commerce: da comodidade para um serviço essencial

Carlos Guimar | e-commercebrasil - Data da publicação: 12/05/2020
  • Segurança Empresarial
  • Compartilhe:

por Carlos Guimar*

O relevante crescimento do setor de e-commerce é perceptível mesmo antes da crise instaurada pelo Covid-19. Quando tínhamos cenários de flutuação econômica ou ainda o pouco aumento do poder aquisitivo dos consumidores, a curva de crescimento das compras on-line sempre foi positiva. Em 2019, por exemplo, mesmo com um PIB de 1,1%, o segmento cresceu 22,7% e atingiu um faturamento de R$ 75 bilhões, fruto de um volume de 178,5 milhões de compras realizadas no ano, segundo o relatório da NeoTrust.

Para 2020, as previsões apontavam para uma alta em torno de 20% se comparado a 2019, porém não fazíamos ideia do fator inesperado do coronavírus, que elevou o e-commerce de uma categoria de comodidade para um serviço essencial. O medo real e imaginário do mundo virtual de compras, que já vinha sendo ultrapassado, foi atropelado e vem impulsionando o setor a crescer de maneira extremamente desenfreada. Gerou, inclusive, medidas agressivas na busca do aumento do market share.

Vale citar que o impulsionamento deste setor alavanca o surgimento de milhares de lojas virtuais, que, por consequência, movimentam conjuntamente o crescimento de frentes de trabalho, como nas áreas de logística e de tecnologia. Além, é claro, de elevar a empregabilidade, tema que vem sendo tão questionado nesta fase de pandemia.

Segurança Patrimonial e Prevenção de Perdas

Por outro lado, se temos um movimento de crescimento com o propósito de melhor atender para fidelizar, há um ponto de alerta a ser sinalizado. Trata-se do risco de uma expansão desordenada do e-commerce. Neste aspecto, é preciso tomar diversos cuidados nas áreas de Segurança Patrimonial e Prevenção de Perdas. Elas ganham cada vez mais relevância visando trazer ao negócio garantias de menor perda e maior produtividade.

É possível afirmar que estas áreas farão a grande diferença para a obtenção do crescimento e consolidação no mercado de comércio eletrônico. Nesta visão, a primeira quebra de paradigmas para os profissionais responsáveis por elas está relacionada ao entendimento de evoluir seus processos com a garantia de sustentabilidade. Afinal, passam a ser áreas com direcionamento total para controle que, conhecendo com profundidade sua cadeia logística dentro deste grande ecossistema, serão alavancadores de negócios.

Segurança 4.0

A aplicação de um modelo de segurança exponencial, no formato 4.0, na qual a correta análise dos riscos ao negócio seguida de procedimentos, normas de controle consistentes, ágeis, automatizadas e baseadas em inteligência artificial, que traga informações tratadas analiticamente em tempo real para a tomada de decisão, são e serão cada vez mais o diferencial esperado pelo business.

Talvez aqui esteja o segundo paradigma a ser abandonado, que é a ideia de um caminho complicado de se alcançar. Afirmo que é possível chegar neste patamar esperado com pouco investimento, rapidamente e sem criar impactos durante o processo de implantação. Nesta fase, a marca, a reputação e a solidificação já passam a ser medidas além da comodidade. Afinal, será necessário ampliar as condições e a estrutura para aquele serviço que, de fato, já se tornou essencial.

 


 

* Carlos Guimar é especialista em segurança pública e privada e diretor de segurança empresarial na ICTS Security.

Fonte: e-commercebrasil

Publicação original (12/05/2020): https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/e-commerce-da-comodidade-para-um-servico-essencial/
Publicações

Relacionadas

  • Webinar: Gestão de Segurança e Riscos nas Operações Logísticas

    LEIA MAIS
  • A segurança exponencial no Varejo

    LEIA MAIS

Deseja ficar por dentro de nossos conteúdos?

Cadastrar
Cadastre-se para

Receber nosso conteúdo

“Este formulário segue as diretrizes da Lei 13.709/2018. Coletamos os dados mínimos necessários para desenvolver, exclusivamente, ações de contato e relacionamento em acordo ao perfil profissional, permissões e preferências aqui indicadas por você.

Ao informar meus dados, reconheço que li e compreendi os termos expressos na Política de Privacidade da ICTS e concordo, de maneira livre, informada e inequívoca, em fornecer estes dados.

Única consultoria Pró-Ética por 5 vezes consecutivas.

Visite o site da CGU - Controladoria Geral da União.

+55 11 3809-2681
[email protected]

SÃO PAULO

Rua James Joule, 65,
4º andar • Cidade Monções
São Paulo • SP • Brasil
CEP: 04576-080

ALPHAVILLE

Al. Araguaia, 2104, 7º andar
Alphaville Industrial
Barueri • SP • Brasil
CEP: 06455-000

RIO DE JANEIRO

Avenida Almirante Barroso, 81
33º andar • Centro • Rio
de Janeiro • RJ • Brasil
CEP: 20031-004

BELO HORIZONTE

Rua Antonio de Albuquerque,
330, 8º andar • Savassi • Belo
Horizonte • MG • Brasil
CEP: 30112-010

©2022 ICTS. Todos os direitos reservados. Os direitos de propriedade intelectual nas páginas do site da ICTS e o conteúdo disponível através das mesmas pertencem à ICTS, bem como todos os outros direitos de propriedade intelectual, direitos autorais, sobre patentes e bancos de dados, direitos sobre marcas, projetos, know-how e informações confidenciais registradas ou não registradas.

Política de Privacidade | Uso de Cookies

©2022 - Todos os direitos reservados criação e desenvolvimento - Chleba Agência digital

Chat